Ana Paula Arósio foi das atrizes brasileiras mais afamadas no final da década de 1990. Mas ela simplesmente desapareceu da mídia e dos programas televisivos.
A atriz fez muito sucesso na novela Terra Nostra, ao lado de Thiago Lacerda. Dirigida por Benedito Ruy Barbosa, é um dos grandes títulos da dramaturgia televisiva nacional.
A história era centrada no imigração italiana, quando os camponeses italianos saíam do país rumo ao Brasil, mais propriamente o estado de São Paulo, para fugir da crise econômica.
Na trama, que se passava em 1894, Giuliana (Ana Paula Arósio) se apaixonou dentro de um navio por Matteo (Thiago Lacerda) e acabou engravidando, porém, os dois perderam o contato na chegada ao Brasil.
Giuliana é acolhida por um amigo de seu pai, Francesco Maglianno (Raul Cortez), despertando o amor de seu filho, Marco Antônio (Marcello Antony). Enquanto isso, Matteo foi trabalhar na colheita de café do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes) e virou líder das reivindicações por melhores condições de trabalho.
Mas Ana Paula Arósio largou a fama e os holofotes e sumiu antes das gravações da novela Insensato Coração, de Gilberto Braga, deixando o autor e a Globo furiosos, pois ela já tinha acertado tudo com um ano de antecedência. O elenco da novela estava já em Florianópolis para as gravações da novela, mas na última Ana Paula Arósio não apareceu
Na época, correu o boato de que ela estaria doente, mas hoje sabe-se que a atriz queria apenas dar um novo rumo à sua vida. Nas raras vezes que apareceu depois disso, ela terá comentado que estava farta de viver em uma ‘gaiola de ouro’.
Pois a atriz se mandou com o marido para a Inglaterra, o cavaleiro Henrique Plombom, e vive em Swindow, uma pacata zona rural a centenas de quilômetros de Londres, uma aldeia com 450 habitantes. Hoje, ela cuida de cavalos, cozinha para o marido, levando uma vida simples, rotineira. Longe dos holofotes, Ana Paula Arósio comemora o fato de não ser reconhecida por vizinhos.
Pois recentemente Ana Paula Arósio foi vista em um shopping no Brasil pela funcionária pública e professora de Educação Física Ana Paula Tobias, de 38 anos, que estava na mesma loja que ela. A professora pediu para tirar uma selfie e foi prontamente atendida. Segundo ela, a atriz revelada em Hilda Furacão (1998) foi muito simpática e sorridente. Poucas pessoas reconheceram aquela que já foi uma das atrizes mais famosas do seu tempo.
— Depois que ela saiu loja, outros clientes que estavam lá falaram para mim: “Nossa, se você não tivesse falado com ela, a gente nem iria notar. Quando ela tirou os óculos escuros, eu reconheci aquele olhão azul. Só eu a reconheci”. O físico está igual, só o cabelo que está mais comprido e o rosto mais gordinho.
Recentemente, Ana Paula causou furor nas redes sociais depois que apareceu em um comercial de um banco. Mas ela fez questão de avisar que iria ‘sumir’ novamente. “Eu me desacostumei da civilização”, disse.
Confira a selfie

