
Pode parecer estranho o fato de o seu cocô revelar quando o organismo apresenta alterações. Em geral se pensa logo em algo nojento, com odor desagradável que, tudo o que precisa fazer é fechar a tampa do vaso e dar descarga. A maioria prefere nem olhar, afinal, o que não servia para o corpo foi expelido nas fezes.
O que muitas pessoas não sabem sobre o cocô é que, o ato de ir ao banheiro todos os dias pode revelar se há algo errado com você. Sim, a partir de agora, antes de baixara tampa do vaso sanitário, talvez reconsidere a possibilidade de dar uma olhada antes para ver o formato das fezes. Veja as formas mais comuns:
Cocô Bolinha:
Quando estiver fazendo cocô bolinha, a mensagem do organismo é simples, você precisa aumentar o consumo de fibras. Coma mais frutas, verduras e como solução mais rápida, adicione duas colheres de aveia na vitamina, nas frutas ou até mesmo pode colocar no feijão substituindo a farinha.
Cocô comprido e rachado:
Não é o caso de se assustar, mas é preciso rever seus hábitos, começando por beber mais água e comer mais porções de frutas, pois as fezes estão ficando muito tempo dentro do intestino, com o tempo pode ser a causa de infecções e a maioria das pessoas nem desconfiam a causa.
Cocô comprido a aparência macia:
Nada bom, comece imediatamente a consumir alimentos com proteínas, sem exagerar, mas é para ter atenção. Alimentação balanceada pode resolver, mas para saber a real situação do organismo, consulte o médico.
Indica excesso de ingestão de alimentos gordurosos, é o início ou já uma diarreia. Procure se hidratar bastante bebendo água, coma frutas.
Fezes mole e macia de mais:
Nesse caso há indícios de infecção intestinal. Tenha atenção a sensação de secura, pode sentir cólicas. Se persistir após evacuar, procure um médico.
Quando tiver dificuldade para fazer cocô ou sentir dor quando tiver que fazer, é prisão de ventre. Beba mais água, reduza os alimentos gordurosos e coma mais fibras.